Cuidados Primários 
ARS Centro > Contratualização > Cuidados Primários
 

 

A introdução da contratualização tem sido uma das medidas implementadas, de modo a melhorar o nível da resposta do Serviço Nacional de Saúde.

 

Na Reforma dos Cuidados de Saúde Primários em curso identificou-se que a contratualização com as novas Unidades de Saúde Familiar (USF) é um ponto fundamental, indutor de maior responsabilização e exigência, sempre no sentido de alcançar melhores resultados em saúde, com maior eficiência. É consensual que não serão implementadas novas unidades orgânicas sem estas terem negociado previamente com a administração as suas metas em relação ao acesso, desempenho assistencial, qualidade percepcionada e desempenho económico.

 

Se, por um lado, a contratualização terá inerente um maior sentido de exigência e de responsabilização dos prestadores, também terá implicações claras para com a administração em saúde, ou seja, esta terá de ter capacidade para identificar as necessidades em saúde, assumir a diferença, avaliar, responsabilizar e diferenciar as boas práticas.