Mensagem do Presidente 

O desenvolvimento social e económico depende, cada vez mais, do acesso à informação. Informação de qualidade, porque válida e ajustada às necessidades do utilizador.

Mais informação implica mais saúde. As tecnologias de informação e comunicação possibilitam o fluxo de informação a uma escala global e em tempo real. Nessa medida, a literacia em saúde tem como pressuposto fundamental a literacia informática e tecnológica.

Num contexto de escassez de recursos, a informação em saúde assume-se como um instrumento da maior importância, tendo em vista a gestão apropriada dos determinantes de saúde (proteção da saúde) e a procura sustentável dos serviços de saúde. Importa, igualmente, disponibilizar informação destinada aos profissionais de saúde, elementos essenciais ao funcionamento do sistema de serviços de saúde.

A presente página pretende assegurar, enquanto plataforma institucional, o acesso a informação em saúde e em serviços de saúde de uma forma fiável e rápida. Trata-se de uma tarefa, por definição incompleta, que tem nos utentes e profissionais de saúde da região Centro os seus destinatários primordiais.

Desta forma, todos os contributos, críticas e sugestões são bem-vindos porque concorrem para a construção de uma região mais capacitada e, consequentemente, mais saudável.

  

O Presidente do Conselho Diretivo


Dr José Manuel Azenha Tereso