ARSC inicia Rastreio de Saúde Visual Infantil

A Administração Regional de Saúde do Centro iniciou, em fase piloto, o Rastreio Saúde Visual Infantil nos Agrupamentos de Centros de Saúde Dão Lafões e Pinhal Interior Norte, dirigido a crianças com dois anos de idade.

O rastreio abrange cerca de 2.600 crianças e tem como finalidade diminuir a prevalência da ambliopia, intervindo nas suas causas em idades precoces, o que representa importantes ganhos individuais e sociais.

O exame do rastreio é realizado por profissionais das unidades dos agrupamentos de centros de saúde, sendo a respetiva leitura da competência do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). As alterações detetadas serão encaminhadas para a consulta de oftalmologia no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, no caso doa ACeS Dão Lafões, e do CHUC, relativamente ao ACeS PIN.

No primeiro trimestre de 2019 está previsto o alargamento aos ACeS Baixo Mondego, Baixo Vouga e Pinhal Litoral, ocorrendo e a cobertura integral da região Centro no segundo semestre de 2019.

7 dezembro 2018