Hospitais e ACES da região centro intensificam cooperação

Os diretores clínicos dos hospitais e diretores executivos e presidentes dos conselhos clínicos e da saúde dos agrupamentos de centros de saúde da região Centro reuniram-se na ARSC para intensificarem a colaboração interinstitucional a vários níveis, nomeadamente no âmbito da gestão partilhada de recursos e na articulação entre si e a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

A reunião, promovida pelo presidente da ARSC, passou também por avaliar a execução do Plano Regional Inverno e Saúde, desmaterialização do receituário e apresentação da nova metodologia de contratualização hospitalar para 2017.

No âmbito do Plano de Inverno, e com o aproximar das festividades natalícias e de ano novo, o presidente da ARSC apelou para que o funcionamento dos serviços de saúde esteja garantido a nível das urgências hospitalares e de consultas nos cuidados de saúde primários. José Tereso insistiu, a este nível, na necessária cooperação interinstitucional como forma de ultrapassar eventuais dificuldades na área dos recursos humanos. “Apelo ao vosso sentido de responsabilidade enquanto gestores de recursos, no sentido de fomentarem a gestão partilhada”, sublinhou o presidente da ARSC, insistindo que a cooperação entre os hospitais deve prevalecer em todos os momentos e ultrapassar regionalismos.

No decurso da reunião, os responsáveis foram informados sobre a evolução da desmaterialização do receituário na região Centro e perspetivas e desafios futuros nesta área e, também, na dos meios complementares de diagnóstico.

24 de novembro de 2016