Unidade abrange 13 freguesias, mais de 66 mil utentes 

 

 UCC Coimbra Saúde

A maior unidade de cuidados na comunidade (UCC) no concelho de Coimbra já está ativa, cobrindo a totalidade da população inscrita nos centros de saúde de Eiras, Fernão de Magalhães e Sta. Clara, estimada em 66.203 utentes. A partir de agora, a população do concelho de Coimbra está totalmente coberta por estes cuidados.

 

Integrada no Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Mondego (ACES BM), a UCC Coimbra Saúde é coordenada pela enfermeira Maria de Fátima Guerra e reúne uma equipa multidisciplinar constituída por 9 enfermeiros, médico, fisioterapeuta, psicólogos, técnica superior de serviço social e dietista. Funciona todos os dias úteis, das 08h00 às 20h00, e, aos feriados e fins-de-semana, das 09h00 às 17h00 para situações programadas.

Destinada a prestar cuidados de saúde e intervir no âmbito da prevenção da doença e na promoção da saúde junto da população da sua área de influência, a UCC Coimbra Saúde desenvolve, entre outros, projetos no âmbito da Saúde Escolar, Saúde Mental, de prevenção e controlo da Diabetes, de intervenção em pessoas, famílias e grupos vulneráveis e no âmbito da assistência em cuidados continuados integrados.

No concelho de Coimbra, recorde-se, já funcionam as UCC Norton de Matos, S. Martinho e Celas. Com a abertura da UCC Coimbra Saúde, eleva-se para 11 as unidades de cuidados na comunidade integradas no ACES BM. 

Atualmente, no âmbito dos seis ACES da área de influência da ARSC, existem 56 UCC em atividade, permitindo uma cobertura estimada em cerca de 1.500.000 habitantes.

 

22 de novembro de 2016