Gripe 

O que é a gripe?
A gripe é uma doença contagiosa provocada por um vírus.

 

A gripe normal é uma doença grave?
Nas pessoas saudáveis a gripe normal ("sazonal") não é uma doença grave - cura ao fim de cerca de 3 dias. Nos idosos, acamados, doentes crónicos, diabéticos e pessoas com problemas de coração ou de pulmões (asma, bronquites, etc.. ) pode provocar complicações e obrigar a um internamento hospitalar.

 

Quais são os sintomas?
Febre (temperatura superior a 38ºC), dores de cabeça, tosse seca, nariz entupido, dores em todo o corpo e cansaço.

 

Como é que se transmite?
A gripe transmite-se através de espirros ou tosse, mas também se pode transmitir através das mãos sujas que depois tocam nos olhos ou no nariz - daí a importância de utilizar um lenço e lavar as mãos depois de tossir ou de espirrar.

 

É possível prevenir a gripe?
A maneira mais eficaz de evitar a gripe é através da vacinação, mas também é importante não espirrar ou tossir para cima das outras pessoas e lavar as mãos com frequência.

 

Se a vacinação previne a gripe, devem-se vacinar todas as pessoas?
Não, só as pessoas em que a doença pode ser grave (idosos, doentes crónicos, .) ou que convivem com estas (caso do pessoal de saúde ou de lares de 3ª idade). Não nos podemos esquecer que existe uma quantidade limitada de vacinas da gripe normal que devem estar disponíveis para quem mais precisa.

 

Porque é que as pessoas se têm de vacinar todos os anos?
Porque o vírus da gripe é um vírus que muda muito: assim, a vacina  da gripe tem de mudar todos os anos para ser eficaz.

 

Acho que estou com gripe: o que devo fazer?
Deve contactar a Linha Saúde 24 (nº 808 24 24 24 - custo de chamada local) ou o seu médico: logo lhe dizem o que fazer. Evite ir de imediato às urgências: lá pode ser contagiado por outros caso não tenha gripe.