"Gripe das aves" 

Ouvi falar na televisão na "gripe das aves". O que é a "gripe das aves"?
A gripe das aves é uma doença está a afectar aves em todo o Mundo e que é provocada por uma estirpe  altamente agressiva do vírus H5N1.

 

Como se transmite?
Transmite-se através do contacto directo com aves infectadas (vivas ou mortas) ou suas secreções ou fezes.

 

Qual é o risco para a saúde humana desta doença?
De momento o risco para a saúde humana é muito baixo, em especial nos locais em que não há aves afectadas. Nos últimos 10 anos, e apesar de viverem milhares de milhões de pessoas na Ásia e no resto do Mundo em contacto com aves, houve menos de 200 casos em humanos.

 

Há vizinhos meus que dizem não comer carne de aves. Há razão para o fazer?
Não, não há qualquer motivo para ter receio, desde que a carne ou ovos não sejam comidos crus ou mal passados - basta cozinhar os alimentos a temperaturas superiores a 70ºC

 

Se houve tão poucos casos humanos, porquê tanta preocupação?
Porque de tempos a tempos (3 a 4 vezes por século) acontecem "pandemias" de gripe - que são epidemias que afectam muito mais gente do que as gripes normais. Atendendo a esse facto e ao facto do vírus H5N1 estar a circular nas aves pode ser que ele se venha a adaptar ao homem e venha a provocar a próxima pandemia. De facto, cada novo caso humano aumenta o risco do vírus se adaptar à espécie humana.

 

E o que é que está a ser feito?
Existem planos de contingência das autoridades de saúde animal e humana para fazer face à situação; esses planos dizem o que fazer caso haja uma pandemia.

 

Se encontrar uma ave morta o que é que devo fazer?
Não lhe deve tocar directamente com as mãos: contacte o veterinário municipal. Caso tenha mexido sem querer na ave ou em utensílios que tenham estado em contacto com ela, lave imediatamente as mãos com água e sabão antes de tocar em qualquer parte do corpo - sobretudo nariz e olhos.