“Excelência na Vacinação” - Programa Nacional de Vacinação 

O “Excelência na Vacinação” é um projecto da Administração Regional de Saúde do Centro, IP, implementado desde 2001 no âmbito do programa nacional de vacinação. Tem como finalidade, contribuir para o controlo, eliminação e eventual erradicação de doenças alvo do PNV, proporcionando, à população da Região Centro, serviços de melhor qualidade na área da vacinação, utilizando normas de procedimento, materiais e avaliação comuns, de forma a permitir adoptar, introduzir ou alterar medidas correctoras.
Na Região Centro, a sua operacionalização, execução e avaliação são da responsabilidade da Administração Regional de Saúde do Centro, IP, através do seu Departamento de Saúde Pública e Planeamento (grupo coordenador que integra os responsáveis sub regionais pelo programa de vacinação). A nível local, cabe às coordenações de vacinação das unidades de saúde a sua operacionalização, execução e avaliação – em articulação com as coordenações sub regionais/distritais e outros parceiros.
Pretende contribuir para a melhoria da organização dos serviços, para incentivar acções de mudança e para se estruturar como um modelo de boas práticas a disseminar, constituindo-se como elo de ligação entre os diferentes níveis de organização – nacional, regional, sub regional e local.

Documentos:

 

Gripe Sazonal

Excelência na vacinação

O Programa Regional de Vacinação da ARS Centro disponibiliza uma aplicação [versão 2003] desenvolvida pelo ACeS Dão Lafões (Enfº António Rodrigues) contendo toda a informação relevante (orientações técnicas e outros normativos nacionais) relativa ao PNV.

 

Para mais informações, contactar o Grupo Coordenador Regional do Programa Nacional de Vacinação /Departamento de Saúde Pública da ARS do Centro, I.P. (endereço de correio electrónico saudepublica@arscentro.min-saude.pt).