Projecto "Habitação e Saúde" 

A 4ª Conferência Ministerial Ambiente e Saúde, realizada em Budapeste em Junho de 2004 sob os auspícios da OMS e na qual estiveram representados 38 ministros da saúde e do ambiente dos 50 estados-membros da região europeia da OMS, debateu a relação entre ambiente e saúde - nomeadamente a relação causal entre factores de risco ambiental e saúde infantil.


Nesta conferência foi destacada a importância do alojamento na saúde (qualidade do ar interior, ventilação, aquecimento, etc.). O correcto planeamento das cidades tem um impacte positivo na saúde das crianças, promovendo estilos de vida saudáveis e reduzindo o risco de acidentes (domésticos e extra-domésticos).


Desta forma, a OMS (representação portuguesa), Direcção-Geral da Saúde, o Centro Regional de Saúde Pública do Centro, a Delegação de Saúde do Concelho de Mira e a Câmara Municipal de Mira desenvolveram neste concelho o Projecto "Habitação e Saúde".


O projecto teve uma duração de 36 meses (2005-2007) e incluiu a aplicação de um questionário aos residentes de 1200 habitações deste concelho seleccionadas aleatoriamente. Teve como objectivo desenvolver uma metodologia e ferramentas necessárias ao desenvolvimento do Plano Local de Acção em Habitação e Saúde e, desta forma, promover as condições habitacionais favoráveis à saúde das populações dos concelhos incluídos neste projecto nacional.

 

Mais informações:
4ª Conferência Ministerial sobre Ambiente e Saúde (Budapeste, 23 a 25 de Junho de 2004) - documentos de interesse, incluindo relatório final.