Acompanhamento 

As USF são unidades dinâmicas, dispondo de autonomia técnica e organizativa que respondem perante as ARS, através dos ACES, pela monitorização da qualidade organizacional e pela contratualização de indicadores institucionais e financeiros anuais.
Cabe à ERA, juntamente com os Conselhos Clínicos dos ACES, a realização de visitas de acompanhamento, que visam avaliar a evolução das equipas relativamente à sua estrutura organizacional, ao desenvolvimento da equipa e qualidade no atendimento e serviços prestados.
Estas visitas têm um carácter formativo, servindo para ajudar as USF na sua permanente evolução para a acreditação e para a qualidade. Servem também para que as ARS possam acompanhar o percurso das equipas e detetar desvios ao acordado nas cartas de compromisso.
A ERA tem como objetivo que todas as USF tenham, pelo menos, uma visita de acompanhamento por ano, sendo que no primeiro ano estas visitas têm uma maior periodicidade, para ajudar as equipas a ultrapassar as naturais dificuldades com que se deparam no seu início de atividade. Os parâmetros de monitorização são os constantes na grelha DiOr.