28 de julho: Dia Mundial das Hepatites
“Comemora-se hoje, 28 de julho, o Dia Mundial das Hepatites, com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre as hepatites virais e influenciar alterações nos hábitos de vida.
Em 2021, o tema da campanha, “Hepatite não pode esperar”, destaca a necessidade de acelerar os esforços de eliminação da hepatite, especialmente durante a pandemia COVID-19.
Em consonância com a DGS e com a OMS, que define como metas a redução em 90% do número de novos casos de infeção por Hepatite B e C e a redução da mortalidade associada a essas infeções em 65% até 2030, pretende-se alertar a comunidade e os serviços de saúde para a necessidade de desenvolver estratégias que promovam a equidade no acesso ao rastreio e deteção precoce das hepatites B e C e encaminhamento adequado.
No ano 2020, na área geográfica da ARS Centro, diminuíram os casos identificados de hepatites virais (45 novos casos confirmados), comparativamente ao verificado no ano anterior, tendo sido a taxa de novos casos notificados confirmados, por 100 mil habitantes: Hepatite C=1,39; Hepatite B=1,09; Hepatite E=0,18 e Hepatite A=0,06.”
Conceição Casimiro
Sara Dias
Coordenação Regional para as Hepatites Virais
