Horarios_CVC
Centros de Vacinação
Prevencao_violenca_saude
Prevencao_violenca_saude
Vacinação COVID-19
Vacinação COVID-19
banner laboratorios
Pesquisa de ADR e Postos de Colheita COVID-19
banner laboratorios
coronavirus960_x_250
Coronavírus | COVID-19

Microsite

coronavirus960_x_250
banner_saude_mental
Programa Nacional
para a Saúde Mental
banner_saude_mental
Estamos-ON
Heading layer
Estamos-ON
previous arrow
next arrow

28 de julho: Dia Mundial das Hepatites

“Comemora-se hoje, 28 de julho, o Dia Mundial das Hepatites, com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre as hepatites virais e influenciar alterações nos hábitos de vida.

Em 2021, o tema da campanha, “Hepatite não pode esperar”, destaca a necessidade de acelerar os esforços de eliminação da hepatite, especialmente durante a pandemia COVID-19.

Em consonância com a DGS e com a OMS, que define como metas a redução em 90% do número de novos casos de infeção por Hepatite B e C e a redução da mortalidade associada a essas infeções em 65% até 2030, pretende-se alertar a comunidade e os serviços de saúde para a necessidade de desenvolver estratégias que promovam a equidade no acesso ao rastreio e deteção precoce das hepatites B e C e encaminhamento adequado.

No ano 2020, na área geográfica da ARS Centro, diminuíram os casos identificados de hepatites virais (45 novos casos confirmados), comparativamente ao verificado no ano anterior, tendo sido a taxa de novos casos notificados confirmados, por 100 mil habitantes: Hepatite C=1,39; Hepatite B=1,09; Hepatite E=0,18 e Hepatite A=0,06.”

Conceição Casimiro

Sara Dias

Coordenação Regional para as Hepatites Virais

Voltar
RSE - Area Cidadão