Saúde Pública

versão PDF

A ARS Centro desenvolve, sob a coordenação do seu Departamento de Saúde Pública, programas de saúde que estão divididos em 4 eixos de intervenção (doenças crónicas e seus determinantes/grupo I; saúde mental/grupo II; vigilância epidemiológica/grupo III; e saúde ambiental/grupo IV), tendo como objetivo a articulação e integração das intervenções realizadas na comunidade, incluindo ambiente escolar, unidades de saúde e domicílio dos utentes.

Estes programas operacionalizam, a nível regional, os programas de saúde da Direção-geral da Saúde (prioritários e outros) que, de forma integrada, concorrem para o cumprimento do Plano Nacional de Saúde, que tem objetivo a maximização dos ganhos em saúde para a população residente em Portugal e, em particular, na área de influência da ARS Centro.

Grupo I – Doenças Crónicas e seus determinantes
Alimentação Saudável
Promoção de Atividade Física
Diabetes
Prevenção e Controlo do Tabagismo e Doenças Respiratórias
Grupo II – Saúde Mental
+ Contigo
Grupo III – Vigilância Epidemiológica
SINAVE / DDO
Programa Nacional de Vacinação (PNV)
Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA)
Hepatites Virais
VIH / SIDA
Tuberculose
Medicina do VIajante
Grupo IV – Saúde Ambiental
Vigilância de Vetores
Saúde Sazonal
Saúde Ocupacional
Prevenção de Acidentes
Saúde Escolar

A ferramenta mort@lidades.infantil foi atualizada para o ano de 2018. Resultado do trabalho conjunto efetuado pelos observatórios regionais de saúde dos departamentos de Saúde Pública das administrações regionais de saúde do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, esta ferramenta, de visualização de dados e informação de saúde, faz uma análise da natalidade, mortalidade infantil e suas componentes no período de 1996 a 2018, promovendo um melhor conhecimento e compreensão das respetivas dinâmicas e tendências na região Centro e, também, em cada um dos seis agrupamentos de centros de saúde e das duas unidades locais de saúde.

A informação e conhecimento gerados por esta ferramenta são particularmente úteis para o apoio à tomada de decisão e definição de prioridades em saúde materno-infantil.

Documentos orientadores para elaboração dos Planos Locais de Saúde dos ACeS e ULS divulgados na sessão de trabalho sobre o tema organizada pelo Departamento de Saúde Pública da ARSC em maio de 2018.

Mapas mensais do movimento assistencial das unidades de cuidados de saúde primários (centros de saúde e USF) da área de influência da ARSC – ficheiro em Excel (7 folhas) a remeter, após preenchimento, à Unidade de Planeamento do Departamento de Saúde Pública e Planeamento.

Para mais informações contactar esta Unidade através dos telefones 239 708 041 / 239 790 870 ou através do correio electrónico.

Melhor informação é melhor saúde: os estilos e comportamentos de vida são os principais responsáveis pela nossa saúde. Neste espaço são disponibilizados diversos conteúdos de interesse para a população em geral, elaborados pelo Departamento de Saúde Pública, que o pretendem ajudar a fazer escolhas corretas em saúde.

O Portal do SNS disponibiliza a “Biblioteca de Literacia em Saúde” onde pode aceder a conteúdos diversos nesta área, quer como utente, quer como cuidador.

Voltar
RSE - Area Cidadão
Praesent Aenean lectus in et, nunc ut luctus