Saúde Pública

O DSP da ARS Centro publica a edição de 2022 do Perfil Regional de Saúde da Região de Saúde do Centro, construído no âmbito do trabalho conjunto com os Observatórios Regionais de Saúde dos DSP das cinco ARS e que engloba os dados demográficos, de morbilidade (doença e seus determinantes) e de mortalidade mais recentes disponibilizados pelas fontes dos indicadores.

O DSP da ARS Centro publica os Perfis Locais de Saúde (PeLS) da Região de Saúde do Centro edição de 2022. Os PeLS foram construídos no âmbito do trabalho conjunto com os Observatórios Regionais de Saúde dos DSP das cinco ARS e englobam os dados demográficos, de morbilidade (doença e seus determinantes) e de mortalidade mais recentes disponibilizados pelas fontes dos indicadores, reunindo dados até ao ano de 2021 (inclusive).

versão PDFversão PDFversão PDF
versão PDFversão PDFversão PDF
ULS Castelo Branco, EPEULS Castelo Branco, EPE
versão PDFversão PDFversão PDF

A ARS Centro desenvolve, sob a coordenação do seu Departamento de Saúde Pública, programas de saúde que estão divididos em 4 eixos de intervenção (doenças crónicas e seus determinantes/grupo I; saúde mental/grupo II; vigilância epidemiológica/grupo III; e saúde ambiental/grupo IV), tendo como objetivo a articulação e integração das intervenções realizadas na comunidade, incluindo ambiente escolar, unidades de saúde e domicílio dos utentes.

Estes programas operacionalizam, a nível regional, os programas de saúde da Direção-geral da Saúde (prioritários e outros) que, de forma integrada, concorrem para o cumprimento do Plano Nacional de Saúde, que tem objetivo a maximização dos ganhos em saúde para a população residente em Portugal e, em particular, na área de influência da ARS Centro.

Grupo I – Doenças Crónicas e seus determinantes
Alimentação Saudável
Promoção de Atividade Física
Diabetes
Prevenção e Controlo do Tabagismo e Doenças Respiratórias
Grupo II – Saúde Mental
+ Contigo
Grupo III – Vigilância Epidemiológica
SINAVE / DDO
Programa Nacional de Vacinação (PNV)
Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA)
Hepatites Virais
VIH / SIDA
Tuberculose
Medicina do VIajante
Grupo IV – Saúde Ambiental
Vigilância de Vetores
Saúde Sazonal
Saúde Ocupacional
Prevenção de Acidentes
Saúde Escolar

A ferramenta web mort@lidades.infantil foi atualizada para o ano de 2020. Resultado do trabalho conjunto efetuado pelos Observatórios Regionais de Saúde dos Departamentos de Saúde Pública das Administrações Regionais de Saúde do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, esta ferramenta, de visualização de dados e informação de saúde, faz uma análise da natalidade, mortalidade infantil e suas componentes no período de 1996 a 2020, promovendo um melhor conhecimento e compreensão das respetivas dinâmicas e tendências na Região de Saúde do Centro e, também, em cada um dos seis agrupamentos de centros de saúde e das duas unidades locais de saúde.

A informação e conhecimento gerados por esta ferramenta são particularmente úteis para o apoio à tomada de decisão e definição de prioridades em saúde materno-infantil.

Da atualização da ferramenta web mort@lidades.infantil 1996 a 2020 fazem parte integrante os seguintes ficheiros:  

Esclarecimentos sobre esta ferramenta poderão ser solicitados através do endereço de correio eletrónico da Unidade de Investigação e Planeamento em Saúde do Departamento de Saúde Pública: uips@arscentro.min-saude.pt

Documentos orientadores para elaboração dos Planos Locais de Saúde dos ACeS e ULS divulgados na sessão de trabalho sobre o tema organizada pelo Departamento de Saúde Pública da ARSC em maio de 2018.

Mapas mensais do movimento assistencial das unidades de cuidados de saúde primários (centros de saúde e USF) da área de influência da ARSC – ficheiro em Excel (7 folhas) a remeter, após preenchimento, à Unidade de Planeamento do Departamento de Saúde Pública e Planeamento.

Para mais informações contactar esta Unidade através dos telefones 239 708 041 / 239 790 870 ou através do correio electrónico.

Melhor informação é melhor saúde: os estilos e comportamentos de vida são os principais responsáveis pela nossa saúde. Neste espaço são disponibilizados diversos conteúdos de interesse para a população em geral, elaborados pelo Departamento de Saúde Pública, que o pretendem ajudar a fazer escolhas corretas em saúde.

O Portal do SNS disponibiliza a “Biblioteca de Literacia em Saúde” onde pode aceder a conteúdos diversos nesta área, quer como utente, quer como cuidador.

Voltar
RSE - Area Cidadão